11 dezembro 2011

Casamento Tradicional Japonês

O casamento é o ponto alto na vida de uma familia japonesa.






 Os pais chegam a guardar dinheiro durante toda sua vida para dar um momento unico e perfeito aos filhos.

Durante a cerimônia, a noiva chega a trocar de roupa 4 vezes. Sem falar nos albuns de fotos bem mais volumosos do que os ocidentais.
Neste dia, os noivos usam kimonos especiais, já os convidados para não fazerem má figura, devem se vestir de preto e camisa branca para os homens, e as mulheres um vestido de gala ou um kimono a condizer com a comemoração.






  


Em si, a cerimônia é curta.
Na abertura, o auxiliar do sacerdote faz a purificação dos participantes com incenso. De joelhos em frente ao altar o sacerdote daz uma prece com uma musica sagrada tocando no fundo. Nesse momento, não é permitido filmar ou fotografar.









Para celebrar o momento, os noivos tomam pequenas doses de sakê alternados em 3 cálices diferentes. A bebida é servida por duas jovens, necessariamente virgens, que atuam como assistentes na cerimônia.


Depois disso vem a leitura do seishi, o juramento de amor e fidelidade, escrito num japonês tão antigo que é preciso muito treino para não errar. Tornou-se comum a inclusão da troca de alianças, um hábito importado do Ocidente. Para encerrar, os noivos fazem uma oferenda aos deuses. Não existem padrinhos nos moldes ocidentais. Cada noivo convida seu melhor amigo ou, no máximo um casal, para ocupar um lugar de honra.


O principal ponto das atenções, assim como nos casamentos ocidentais, é a noiva.
Cabelo perfeitamente feito, maquiagem e sem dúvidas... o kimono.






Complicado mesmo é conseguir vestir-la. A preparação exige a ajuda de pelo menos três assistentes. Pesado, por causa das roupas sobrepostas, o quimono fica completamente amarrado ao corpo e impede qualquer movimento mais ousado. O objetivo da maquiagem é deixar a pele bem branca. O cabelo é substituído por uma peruca, com muitos arranjos. Por cima coloca-se o tsuno kakushi, uma espécie de capuz, que representa a obediência da mulher ao marido. O noivo veste um quimono preto, com o brasão da família. No lugar do sapato, um chinelo com meia branca.

Após o casamento, obviamente, vem a festa. E é durante ela que temos as 4 fabulosas trocas de roupa da noiva.
Os noivos e os pais ficam agradecendo a presença de todos... até ai tudo bem.
O que realmente chama as atenções é o bolo.

Como um bolo de verdade não sai por menos de 50 mil ienes, os noivos preferem os feitos do mais puro plástico. Mesmo assim, se resolverem cortá-lo, precisam pagar 5 mil ienes. Mas não podem colocar a faca no lado que bem quiserem. Existe um lugar determinado para o encaixe da lâmina. Com isso, o mesmo bolo é usado para várias festas seguidamente.



No final, os noivos dão presentes de agradecimento. Para as mães, são entregues buquês de flores. Para os melhores amigos, lembranças especiais. Os demais convidados ganham louças e cerâmicas. No horário combinado, normalmente depois de quatro horas, as pessoas se retiram. Afinal, as festas no Japão têm hora marcada para começar e terminar. Cerca de 50% dos casamentos que ocorrem no Japão ainda são frutos de acertos entre as famílias dos noivos.



Deu vontade de ter um casamento japonês?

Então aqui vai uma informação importante: 


Casar no Japão pode ir dos 50 mil aos 500 mil dólares!




Ainda com vontade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário